Prefeito decreta aumento na “idade” dos ônibus

Prefeito decreta aumento na “idade” dos ônibus


Como a FOLHA já havia informado, foi publicado o Decreto de número 8.665, com data de 19 de julho deste ano, garantindo benefícios à empresa concessionária do transporte público de Itaúna. A partir de agora, a empresa não precisa mais se preocupar com as verdadeiras sucatas que tem colocado em circulação pelas ruas da cidade, já que o fator é garantido em decreto municipal para que esses veículos continuem circulando. 

O referido decreto ampliou para 14 anos a “idade” dos ônibus, conforme o artigo primeiro. Mas os benefícios não param aí. Se um ônibus foi fabricado em janeiro, por exemplo, ele ganha uma “sobrevida” de mais 11 meses, já que o prazo conta a partir de 31 de dezembro do ano de “fabricação”. Assim, na verdade, um veículo fabricado em janeiro poderá circular, conforme o decreto, por praticamente 15 anos. 

Outro benefício constante do decreto é que não é necessário que a empresa troque o ônibus velho por um novo, mas, conforme a determinação da Prefeitura, a troca deve ser feita por um veículo “mais novo”. Isso acaba gerando economia para a empresa, que pode colocar em circulação veículos usados sem nenhum problema. E outra vantagem conferida à empresa é que a troca deve ser feita por um veículo “mais novo” ou reencarroçado. Isso quer dizer que o chassi fabricado há 20 anos, por exemplo, poderá receber uma carroceria mais recente e “está tudo bem”. Enquanto isso, os veículos da Viasul continuam quebrando durante os trajetos...