Prefeito e vice não estão “se sentando à mesma mesa”

Neider e Gláucia estariam trombando devido a fatores ligados à sucessão, apontam observadores

Prefeito e vice não estão “se sentando à mesma mesa”
Foto: Reprodução Redes Sociais

A reportagem da FOLHA recebeu informações de pessoas ligadas ao poder municipal que a relação entre o prefeito Neider Moreira e a vice-prefeita Gláucia Santiago não está boa e que tudo se deve à sucessão que se aproxima. Neider deve concluir seu segundo mandato e, por isso, não poderá mais disputar a eleição. Gláucia Santiago é a sucessora natural, em um processo político sem atropelos. Mas “fatos novos” estão interferindo e isso faz surgir questões de acordos firmados na eleição passada e que não estariam sendo cumpridos, fazendo “azedar” a relação dos políticos.

Conforme apurado pela reportagem, alguns acordos feitos entre os dois, com relação à liberdade de atuação da vice em alguns setores e até mesmo à manutenção de pessoas ligadas à Gláucia no estafe administrativo, não estariam sendo cumpridos. Isso seria o estopim que acende a crise, porém o “pano de fundo” da querela, como diriam alguns, é mesmo a sucessão a ser disputada em 2024. Dizem que o candidato de Neider é outro, e não a vice, como era de se esperar. Fontes informam que Neider tem acordo acertado com o “ex-osmandista” Gustavo Mitre e deve apoiar seu nome à sucessão.

Observadores afirmam que o prefeito tem receios com relação à Gláucia, primeiro porque imagina que ela não tem “cacife” para ganhar uma eleição em Itaúna. Depois porque, caso ela se eleja, vai se desligar do grupo neidista, pois “carrega” uma estrutura herdada do pai, Bandinho, que foi prefeito e deputado. Pode se tornar “independente”. Já no caso de Gustavo, ele estaria “vindo para o grupo” neidista, após ter atuado à sombra dos osmandistas, e é visto como uma pessoa que não criaria empecilhos aos planos futuros do atual prefeito. Com isso, o clima vai ficando mais acirrado no prédio do Boulevard Lago Sul...