Prefeitura e parceiros enviaram a primeira remessa na quarta-feira

Prefeitura e parceiros enviaram a primeira remessa na quarta-feira
Foto: Divulgação/PMI




Desde os primeiros dias do mês de maio, as chuvas que têm caído no Rio Grande do Sul causam uma situação de tragédia naquele estado, com dezenas de milhares de pessoas afetadas e mais de 150 mortes registradas até o momento. E o Brasil, em contrapartida, se uniu para socorrer os atingidos com doações e socorro nos locais onde se faz necessária a sua presença. Na semana passada, já foi divulgado pela imprensa regional a ida de profissionais do Samu para atuarem nas ações de atendimento às vítimas e, na quarta-feira, 15, partiu de Itaúna a primeira remessa de itens arrecadados junto à população. Este material, conforme a assessoria da Prefeitura, foi encaminhado para a sede do Servas-MG e, de lá, seguirá para o estado gaúcho, para chegar às mãos das pessoas atingidas pelas enchentes. 

Conforme levantamento divulgado pela Prefeitura, foram contabilizadas 89 cestas básicas; 2.160 litros de água potável; 1.047 itens de alimento, higiene pessoal e limpeza; 226 quilos de ração para animais; e 62 caixas de remédio, lacradas. Conforme a divulgação, “um caminhão baú de 8,3 metros, com motorista, cedido pelos Supermercados RENA, foi carregado pelos atiradores do pelotão do Tiro de Guerra, na quarta-feira, 15/05”. Ainda segundo o comunicado, os trabalhos de carregamento aconteceram na manhã daquele dia, “na porta da Defesa Civil de Itaúna, e a carga seguiu para o SERVAS-MG, em BH, de onde seguirá para o RS. Todas as doações feitas até às 16h da terça-feira foram encaminhadas (nesta remessa)”. 

Foi relatado ainda que “as doações foram organizadas por meio de triagem, separadas, contadas e devidamente embaladas pelos servidores da Defesa Civil e por atiradores do TG 04-009. Uma equipe de servidores municipais seguirá até a capital mineira para fazer a entrega oficial das doações e ajudar no descarregamento do caminhão. A campanha, que começou na semana passada, é encabeçada pela Prefeitura de Itaúna, Saae, Câmara Municipal, Defesa Civil e Supermercados Rena, que continuarão recebendo itens. Empresas da cidade também já se mobilizaram e fizeram suas doações”. E conclui a divulgação afirmando que “a campanha continua. Leve sua doação a um dos pontos de recolhimento em Itaúna: Prefeitura de Itaúna, Câmara Municipal, Defesa Civil, SAAE ou lojas dos Supermercados Rena”. Informações podem ser obtidas pelo telefone (37) 9- 8401-8973. 

Itaúna já estava engajada na ajuda do Estado do Rio Grande do Sul, pois as informações indicam que na terça-feira, dia 7 de maio, a empresa itaunense Pirobrás, após promover campanha entre funcionários, familiares e amigos, arrecadou três caminhões trucados de alimentos, roupas e água, entre outros utensílios, e enviou para o Rio Grande do Sul.