Prefeitura esclarece atendimento na rede municipal
Secretário e gerente da Atenção Primária gravam vídeo explicando serviço e anunciam “Atendimento de Demandas Agudas”
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Ao informar a existência de um novo sistema de atendimento nos postos de saúde da rede municipal de Itaúna, a gerente de Atenção Primária e o secretário de Saúde, Luciana Nicoli e Alan Rodrigo, respectivamente, explicaram o processo aos itaunenses. Iniciando com a informação de que o setor de saúde é dividido nas fases primária, secundária e terciária, gerente e secretário vão intercalando as informações em vídeo postado no Instagram da Prefeitura. O início da informação é de que os postos de saúde do município vão atender ao que chamam de “Atendimento de Demandas Agudas”, no horário das 7h às 8h e das 13h às 14h, diariamente, de segunda a sexta-feira.
O que é este atendimento: são os casos, por exemplo, de “febre, dor intensa, vômito, diarreia, sintomas gripais, que não podem aguardar um agendamento”, como explica Luciana Nicoli. Nessas situações, o atendimento será realizado nos postos de saúde, nos horários das 7h às 8h ou das 13h às 14h. E acrescenta ela que casos mais graves, como os de fratura, por exemplo, devem ser direcionados ao pronto-socorro, no caso, o Plantão 24H.
Para os casos passíveis de agendamento, as pessoas devem procurar, também, os postos de saúde. Esses casos são os de marcação de consultas para solicitação de exames, pedidos de trocas de receitas, retorno de consultas e buscas de resultados de exames, mudanças de medicação e marcação de consultas para casos em que os sintomas persistem há vários dias. Enfim, o que se busca é que as pessoas aprendam o local onde devem procurar, para receber o atendimento adequado.
O secretário de Saúde destaca que, “sabendo onde e como buscar o atendimento, vamos acabar com essas filas de madrugada e alcançar um atendimento de mais qualidade para a população”. A mensagem da Secretaria de Saúde acrescenta que as pessoas devem procurar o Plantão 24H (pronto-socorro), o atendimento no hospital, “somente em casos de urgências e emergências”. E resume que, “se cada um seguir as orientações e buscar o serviço correto para sua necessidade, ajudamos a reduzir filas no hospital e melhoramos a saúde de toda a cidade”.