Prefeitura quer repassar R$ 24 milhões para a Viasul de Itaúna

Vereadores devem debater necessidade do repasse na reunião da Câmara desta terça-feira, 27 de junho, a partir das 14 horas.

Prefeitura quer repassar R$ 24 milhões para a Viasul de Itaúna
Arquivo/FOLHA




Como a FOLHA informou na edição passada, um projeto de lei está sendo preparado para ser enviado à Câmara, pedindo autorização para repasse de R$ 24 milhões à empresa Viasul de Itaúna, concessionária do transporte coletivo da cidade.

Esse repasse, conforme apurado pela reportagem, deverá ser proposto a título de “reequilíbrio das despesas”, já que a empresa teria sofrido prejuízo devido às restrições impostas com a pandemia da Covid.

O tema chama a atenção pelo montante ser, proporcionalmente, maior do que o valor que a Prefeitura de Belo Horizonte repassará às empresas de transporte da capital.

Lá o valor total é de R$ 512 milhões, porém a população é de 2,7 milhões de habitantes, enquanto em Itaúna a população é de 93.847 mil habitantes. Assim, a população da capital é 28,77 vezes maior do que a de Itaúna e o valor gasto é 21,36 vezes. Encontra-se nessa simples equação, uma diferença bem sensível nos valores.

Outro fator assinalado é que, na capital, com o repasse dos R$ 512,8 milhões, o preço da passagem do ônibus vai voltar a ser cobrado a R$ 4,50.

Em Itaúna, o valor da passagem, que é de R$ 5, e com o repasse proposto “não subiria para R$ 7”, conforme informações de bastidores.

Conforme levantamento rápido, com população de 2,7 milhões de habitantes de Belo Horizonte, o valor a ser repassado às empresas da capital corresponde a uma despesa de R$ 188,39 por habitante.

Já em Itaúna, com uma população de 93.847 pessoas, o valor a ser repassado, de R$ 24 milhões representará R$ 255,73, ou seja, o repasse projetado em Itaúna é 35,74% maior que o de Belo Horizonte.

Outras informações levantadas pela reportagem são de que, na capital, será exigido das empresas que elas adquiram 180 novos ônibus e aumente em 10% o número de viagens realizadas ao dia.

Também terão que substituir 240 veículos que já estão com a “idade máxima” ultrapassada.

Todos esses pontos, além da qualidade do serviço prestado pela concessionária de ônibus de Itaúna também devem ser foco de debate na reunião da Câmara de Itaúna, logo mais. A FOLHA vai acompanhar o encontro.