Prefeitura retoma ensino em tempo integral

Projeto será retomado com participação de 13 escolas do município, a partir do dia 31 de março

Prefeitura retoma ensino em tempo integral
Foto: Divulgação/PMI

A partir do dia 31 de março, segunda-feira da próxima semana, o projeto de Ensino em Tempo Integral será retomado em Itaúna, com a participação de 13 escolas. Neste sistema, além do período normal de aula, os alunos receberão alimentação e participarão de atividades no contraturno escolar. Desta forma, as escolas atenderão os alunos durante todo o dia, criando, assim, mais proximidade com o ambiente escolar e, consequentemente, oferecendo formação que vai além do ensino de aprendizado. A expectativa de pais e alunos é a melhor possível.

O aumento do período em que o aluno estará envolvido com os afazeres da escola - primeiro no turno normal de aprendizado e, após, no contraturno em que participará de diversas atividades (ou o inverso), além da melhora da qualidade do ensino - também possibilitará o enfrentamento à criminalidade, conforme destacam profissionais da área. “O aluno terá menos tempo de exposição a mazelas mundanas, especialmente na relação com o mundo das drogas, por exemplo”, afirmou uma profissional consultada pela reportagem, ao comentar a retomada do projeto.

As escolas participantes

Conforme a divulgação da Prefeitura, “a implementação do projeto contemplará cinco escolas da zona rural, seis escolas de Ensino Fundamental Anos Iniciais e mais duas de Ensino Fundamental Anos Finais”. Também destaca a informação que a Escola Municipal Dona Cota será a única a oferecer turmas de Educação Infantil em Tempo Integral.

Complementa a informação da Prefeitura que os estudantes permanecerão na escola no contraturno e terão acesso a uma rotina estruturada com diversas atividades que promovem o desenvolvimento integral. Entre as ações oferecidas, destacam-se:

- Alimentação balanceada: lanche e almoço;

 - Higiene e bem-estar: escovação dos dentes e período de repouso;

 - Apoio pedagógico: acompanhamento na realização do dever de casa;

- Atividades recreativas e educativas: oficinas de arte, letramento, matemática, jogos e outras dinâmicas.

Ainda conforme a informação, “as atividades serão conduzidas por estagiários e oficineiros, supervisionados por uma professora articuladora dentro da escola. Além disso, a Secretaria de Educação disponibilizará uma servidora responsável pela coordenação pedagógica, garantindo o acompanhamento e a qualidade do projeto”.

Escolas participantes do projeto:

Ensino Fundamental – Anos Finais (Fundamental II)

1. E.M. Celuta das Neves

2. E.M. Dona Dorica (Granja Escola)

 Zona Rural – Anos Iniciais (Sem Tempo Integral para Educação Infantil)

3. E.M. João Nogueira Penido

4. E.M. Dolores Nogueira Penido

5. E.M. João Luís de Souza

6. E.M. Modestino Francisco Rabelo

7. E.M. Ismael de Souza Arruda

Zona Urbana – Anos Iniciais

8. E.M. Artur Contagem Vilaça

9. E.M. Dr. Lincoln N. Machado

10. E.M. Dona Maria Augusta de Faria

11. E.M. Souza Moreira

12. E.M. Padre Waldemar

Zona Urbana – Educação Infantil e Anos Iniciais

13. E.M. Dona Cota (única a oferecer Tempo Integral para Educação Infantil e Anos Iniciais)