Publicidade pública deve ter cuidado com o uso do idioma

Publicidade pública deve ter cuidado com o uso do idioma
Foto: Reprodução/Instagram/PMI


A reportagem recebeu um texto com críticas sobre a quantidade de erros de redação cometidos pelo setor de comunicação da Prefeitura nas divulgações oficiais, pedindo que fosse tornada pública a reclamação. Conforme a crítica, “o poder público não pode e não deve colaborar para a deseducação de nossas crianças e adolescentes, com esses erros primários que vem cometendo nos textos divulgados. Por se tratar de um órgão oficial, deveria ter mais cuidado com o que divulga”, afirmou. 

E aponta uma publicidade relacionada a obras de calçamento na zona rural, em que uma repórter fala sobre o fato e a legenda, “em letras maiúsculas”, mostra o seguinte texto: “Também ‘afim’ de proporcionar uma melhoria”, como aponta a crítica, “escrevendo AFIM, quando o correto seria A FIM, por se tratar de uma locução prepositiva que indica finalidade”.

Conforme a crítica, o problema é grave na medida em que se trata de uma publicidade oficial, e se reveste de maior gravidade ainda quando assina a divulgação, “um município que tem no seu histórico o título de Cidade Educativa do Mundo”. E completa: “É um absurdo a propaganda de uma obra da Cidade Educativa apresentar erros tão primários como esse e uma série de outros que tenho visto nos textos do setor de comunicação da Prefeitura”.