Racismo: crime absurdo, que tem que que ser punido!

Técnica de enfermagem é vítima de racismo na UPA de Divinópolis.

Racismo: crime absurdo, que tem que que ser punido!
Divulgação/SAMU
Racismo: crime absurdo, que tem que que ser punido!




Uma prática que precisa acabar é a agressão racial. Pessoas que se acham melhor que as outras, devido à cor da pele, e que expressam esse pensamento ridículo, devem ser denunciadas e punidas com os rigores da lei.

Infelizmente, mais um destes casos aconteceu na região Centro-Oeste, quando um paciente, que está em tratamento, na UPA “Padre Roberto Cordeiro Martins”, de Divinópolis, agrediu com injúrias raciais, uma técnica de enfermagem que acabara de lhe atender.

Conforme o gerente assistencial da UPA, Cleverson Humberto, “a ofensa proferida contra a pessoa me deixou enojado. Ainda mais considerando que a profissional lhe estava prestando os cuidados necessários. Logo chamei a polícia para lavrar um Boletim de Ocorrência e uma escolta policial permaneceu próximo ao leito até a madrugada. Em relato durante o registro do boletim, a esposa do paciente confirmou o insulto. A nossa profissional foi até a delegacia para prestar depoimento. O paciente continua na unidade, recebendo normalmente os cuidados integrais para restabelecimento de sua saúde”, disse o denunciante.

Conforme a assessoria do SAMU, que administra a unidade de saúde, “o fato se deu quando a técnica de enfermagem foi repassar orientações para a acompanhante deste paciente que se encontra em tratamento. O homem se irritou por ter acordado e após a saída da colaboradora da beira do leito proferiu as palavras depreciativas de cunho racial”.

Informou ainda que “a direção da UPA informou que, a partir da alta médica do paciente, o caso continuará sendo tratado pela delegada responsável”.