Receita alerta para golpes com taxa falsa sobre Pix
A Receita Federal emitiu um alerta, na última sexta-feira, 10, sobre fraudes com taxa falsa sobre Pix. Pessoas de má fé estão usando indevidamente o nome da Receita para cobrar supostas taxas contra pessoas que acreditam na notícia falsa de que o governo introduziu um imposto sobre o Pix.
Conforme divulgado, por meio de mensagens de WhatsApp ou em outros aplicativos similares que usam o nome e o logotipo da Receita Federal, os criminosos informam a cobrança de supostas taxas sobre transações via Pix acima de R$ 5 mil. A mensagem alega que o contribuinte terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) bloqueado, com falsos documentos que imitam o padrão visual da Receita Federal e a emissão de um boleto.
No alerta, a Receita esclarece que a tributação sobre o Pix não existe e contraria a Constituição. “Atenção! Não existe tributação sobre PIX e nunca vai existir, até porque a Constituição não autoriza imposto sobre movimentação financeira”, destacou o comunicado.
A Receita esclareceu ainda que as regras em vigor desde 1º de janeiro apenas atualizam o sistema de acompanhamento de movimentações financeiras para a inclusão de novos meios de pagamento na fiscalização, como Pix e carteiras digitais.
Cuidados necessários
É preciso se atentar a alguns cuidados para evitar cair em golpes, como não fornecer informações pessoais em resposta a e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitem dados financeiros ou pessoais; não clicar em links desconhecidos e nem abrir arquivos anexos.
O órgão ressalta ainda que contribuintes verifiquem a fonte das informações, consultando os canais oficiais do Fisco; questionem o conteúdo, desconfiando de textos sensacionalistas, com promessas milagrosas e com erros de português; não acreditem em mensagens não oficiais; conversem sobre o tema com parentes e amigos antes de repassar as mensagens.