Reunião conjunta da literatura regional

Encontro em capela da comunidade de São José dos Salgados reuniu academias de Letras e Confraria Cultural no sábado, 24 de agosto

Reunião conjunta da literatura regional
Foto: Divulgação/AILE/Magella


Na manhã do sábado, 24 de agosto, representantes das academias de Letras de Itaúna, Pará de Minas, Carmo do Cajuru, Divinópolis e da Confraria Cultural Brasil-Portugal participaram de reunião conjunta em São José dos Salgados. O encontro aconteceu, inicialmente, na Capela de São José, e, em seguida, na Casa de Cultura mantida pela acadêmica Maria de Fátima Batista Quadros naquele distrito.

O início do encontro foi coordenado pelo padre e professor José Raimundo Bechelaine, membro da ASAL – Academia Salgadense de Letras, que recepcionou o encontro e narrou fatos históricos da centenária capela, além de discorrer sobre a história cultural da região e abordar passagens importantes, como a do ex-presidente Itamar Franco, que visitou a região ainda quando à frente do Governo de Minas. 

Em seguida, o encontro teve a Casa de Cultura como palco, quando foi apresentada a história da Confraria Cultural Brasil-Portugal, além de momento cultural com declamações, apresentações de textos e outras atividades. O encontro foi concluído com um almoço oferecido pela anfitriã, Fátima Quadros.

Os itaunenses foram recebidos pela escritora e acadêmica Maria de Fátima Quadros, em companhia de José Raimundo Bechelaine, do professor Célio Tavares, historiadora Paula Batista Quadros Bruno Piacesi, Luís Gustavo Bruno Piacesi (membro da Confraria Brasil-Portugal), e Leonardo Maia, presidente da Academia de Letras de São Gonçalo do Pará. Representando a Academia Divinopolitana de Letras e a ASALEMG – Associação das Academias de Letras de Minas Gerais, o escritor Flávio Ramos, que também falou em nome das demais academias presentes. Compareceu ainda ao evento o historiador itaunense Charles Aquino, que é membro da Confraria Brasil-Portugal.

Bate-papo com a AILE

Mais um encontro da série de bate-papos com os acadêmicos e alunos das escolas de Itaúna foi realizado, na sexta-feira, dia 23. Desta feita, os acadêmicos Elina Dirce, Cláudio Lisyas e Maria Solange compareceram à Escola Municipal “Dona Dorica”, na Granja Escola São José. 

Os acadêmicos falaram sobre literatura e cultura em geral com os alunos, que participaram ativamente do encontro. O próximo evento do bate-papo encerra o ciclo nas escolas da área urbana, na Escola “Celuta das Neves”, no Bairro de Lourdes, no próximo dia 13. Em seguida começam os encontros nas escolas da área rural de Itaúna.