SAAE divulga cronograma da coleta de lixo em Itaúna
Autarquia reforça a necessidade de separar adequadamente o lixo e a importância desse ato para a preservação do meio ambiente

Desde o ano de 2002, Itaúna conta com a coleta seletiva de lixo nos moldes Lixo Seco e Lixo Molhado. Entre os anos de 2017 e 2024, porém, o projeto itaunense, que tem sido destaque em todo o País, perdeu apoio oficial, o que está sendo retomado na administração que assumiu o Município em primeiro de janeiro de 2025. E, para que a população retome a prática de separar adequadamente o lixo, colocando-o para recolhimento nos dias e horários corretos, o SAAE lançou uma campanha direcionada à população, no final do mês de março, explicando como deve ser separado o lixo e quais os dias corretos, em cada parte da cidade, para a colocação dos lixos Seco e Molhado.
O cronograma de recolhimento do Lixo em Itaúna é o seguinte:
Zona Oeste (Zona 02)
Nos bairros da Zona Oeste, a coleta seguirá o seguinte cronograma:
• Lixo Molhado: segundas, quartas e sextas-feiras;
• Lixo Seco: terças, quintas e sábados.
Entre os bairros atendidos estão: Aeroporto, Alaíta, Bela Vista, Belvedere, Cerqueira Lima, Chácara do Quitão, Cidade Nova, Cidade Nova II, Garcias, Graças, Itaunense, JK, João Paulo II, Morada Nova, Morro do Sol, Murilo Gonçalves, Novo Horizonte, Parque Jardim, Piedade, Pio XII, Residencial Santanense, Residencial São Geraldo, Santanense, São Bento, São Geraldo, São Judas, Cerradão das Garças, Santa Edwiges, Tropical e Victor Gonçalves de Souza.
Zona Leste (Zona 01)
Para os bairros da Zona Leste, o cronograma de coleta é o seguinte:
• Lixo Molhado: terças, quintas e sábados;
• Lixo Seco: segundas, quartas e sextas-feiras.
Os bairros contemplados nesta região incluem: Alto do Rosário, Antunes, Aurora Village, Centro, Boulevard, Centenário, Eldorado, Fazenda da Chácara, Irmãos Auler, Jadir Marinho, Leolani, Lourdes, Morro do Engenho, Nogueira Machado, Nogueirinha, Nova Vila Mozart, Olímpio Moreira, Pe. Eustáquio, Piaguassu, Palmeiras, Residencial Veredas, Santa Mônica II, Santo Antônio, Santiago, Sion, Universitário, Várzea da Olaria, Vila Mozart, Vila Santa Mônica, Vila Tavares e Vila Vilaça.
E acrescenta a divulgação que “a coleta seletiva é essencial para reduzir o volume de resíduos destinados ao aterro sanitário, possibilitando o reaproveitamento de materiais recicláveis e contribuindo para a preservação ambiental. Separar corretamente o lixo seco (reciclável) do molhado (orgânico e rejeitos) facilita o trabalho das cooperativas de reciclagem e ajuda a manter a cidade mais limpa e organizada. Para mais informações, os cidadãos podem entrar em contato com a prefeitura ou o SAAE de Itaúna”.
Faça a coisa certa, separe o lixo seco do lixo molhado e coloque para o recolhimento nos dias indicados para a sua região e no horário mais próximo da passagem do caminhão de recolhimento.