SAAE realiza obra de emergência no Alphaville

SAAE realiza obra de emergência no Alphaville

Na terça-feira da semana passada, dia 28 de janeiro, foi necessário que uma equipe do SAAE agisse em trabalho emergencial no condomínio Alphaville, que fica localizado logo após o Bairro Recanto das Peixotas. Foi detectado o tombamento de um reservatório de água, o que colocava famílias da região em risco. Conforme a divulgação publicada no site do SAAE, “foi verificada tensão na base, que cedeu ao peso do equipamento, instalado em meados de 2024, com reaproveitamento da base já existente no local, projetada para receber reservatório de 50 mil litros”.

Ainda conforme a divulgação, e também conforme mensagens encaminhadas à reportagem da FOLHA, algumas casas no entorno de onde foi instalado o reservatório estariam em risco caso ocorresse o desabamento total da estrutura. Conforme a publicação da autarquia, um reservatório com capacidade de 100 mil de água foi instalado em uma estrutura construída para outro, anterior, que tinha capacidade de 50 mil litros. Como afirmou um morador da região ao jornal, “essa caixa tem o dobro do peso, pelo menos, e foi instalada onde estava a outra, parece que sem uma estrutura de reforço, ou mesmo de uma nova estrutura. Era uma tragédia anunciada, será que foi falta de conhecimento da área ou por economia?”, arguiu.

Conforme as informações, o atual reservatório teve de ser esvaziado, retirado e recolocado, com uma nova estrutura que comporte o peso atual, é o que se espera. Um trabalho de ligação direta da rede local na saída do poço artesiano possibilitou que os imóveis do condomínio não ficassem sem abastecimento. Moradores do condomínio e outros cidadãos que acompanharam o trabalho aguardam que a atual administração possa apurar as responsabilidades. É preciso esclarecer os motivos que levaram à instalação de uma caixa com capacidade de 100 mil litros de água sobre uma estrutura anterior, onde estava um reservatório de 50 mil litros, sem reforço na estrutura.