Saúde anuncia “recorde em atendimentos”
Segundo os dados divulgados, cerca de 40 mil pessoas procuraram os serviços da Policlínica “Dr. Ovídio”

Em contrapartida às muitas reclamações em relação ao atendimento na área da saúde em Itaúna, a Prefeitura anunciou que bateu recorde no número de atendimentos, com aumento estimado em 35% em relação ao ano anterior. Conforme os dados, foram feitos 202.871 registros, dentre consultas, exames e outros procedimentos em 2023. Ainda segundo a divulgação, cerca de 40 mil pessoas foram atendidas no CEMO (Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas, também conhecido como Policlínica “Dr. Ovídio”). Ainda segundo a informação, os números relativos aos atendimentos odontológicos não estão contabilizados neste total.
Por outro lado, várias reclamações da comunidade têm chegado à reportagem apontando principalmente a demora no atendimento de questões como exames médicos e pequenas cirurgias. Outro questionamento constante é sobre a falta de médicos nos PSFs, a necessidade de, em quase todos os casos de atendimento nas demais unidades de saúde, o paciente ser direcionado à Policlínica, o que dificulta sobremaneira para as pessoas que residem nas regiões da Várzea da Olaria, Lourdes, Jadir Marinho e entorno. E, ainda, o atendimento no Plantão 24H.
Sobre os números, o prefeito Neider Moreira, que é médico de formação, afirmou que “é um resultado que nos impressiona e deixa muito feliz. Esses números se devem às inúmeras melhorias e investimentos que fizemos no setor em nossa gestão, como implantação de novos serviços/especialidades, capacitações e ampliações, dentre outros. A reforma que iniciamos na SMS possibilitará ainda mais expansão. Agradeço especialmente aos servidores da pasta pelo êxito. Nosso único propósito é oferecer saúde de qualidade para toda população”.