Setor de trânsito instala mais um radar na cidade
A emissora de rádio Liderança FM, de Itaúna, postou em suas páginas nas redes sociais a imagem da instalação de mais um radar na cidade. A informação foi confirmada e o aparelho estava sendo instalado na Rua Ana de Faria Dornas, que faz a ligação entre os bairros da região do Morada Nova com o Cidade Nova, passando pelo Bairro Santa Edwiges. A via é a opção de acesso mais rápido para quem se dirige da área central, próximo da sede da Prefeitura, para a região do Cidade Nova, Garcias, Aeroporto, Três Marias e adjacências. São talvez milhares de veículos que fazem o trajeto diariamente, e que agora passarão a ser monitorados por um radar de registro de excesso de velocidade.
Como nos demais aparelhos, o limite de velocidade a ser imposto será de 40 km, o que tem gerado muitas reclamações de motoristas e proprietários de veículos que circulam pela cidade. Conforme apurou a reportagem, existe uma expectativa de que na próxima administração, a velocidade nestas vias de acesso a regiões da cidade, a velocidade máxima permitida passe a ser de 60 km/h, conforme ocorre nas principais vias da capital, Belo Horizonte, por exemplo. “Esses radares, instalados na cidade deveriam atuar no sentido de conscientização e não com caráter punitivo e arrecadatório, apenas, como parece ser a proposta da administração atual”, comentou um motorista ouvido pela reportagem.
A ainda diretora do setor em Itaúna, Cíntia Valadares, confirmou a instalação do aparelho. No Brasil os limites de velocidade nas vias têm quilometragens distintas conforme cada utilização, na área urbana. Para as vias locais o limite é de 30 km/h; para as vias coletoras, de 40 km/h; e para vias arteriais, de 60 km/h; além da permissão de até 80 km/h para vias de trânsito rápido. A definição dessas vias é a seguinte: Vias locais, são as vias destinadas a áreas restritas e acessos locais, com interseções em nível não semaforizados (ruas internas dos bairros); Vias coletoras, são as que distribuem o trânsito entre as vias de trânsito rápido e as locais (ruas principais dos bairros, por exemplo); Vias arteriais, são avenidas que ligam pontos da cidade, com semáforos, lombadas e quebra-molas (como as avenidas JK, Manoel da Custódia, Jove Soares, por exemplo); e Vias de trânsito rápido, que são as vias com acessos especiais e trânsito livre, sem intersecções ou faixas para pedestres (o que não é o caso das vias de Itaúna). Como se vê, a maioria dos radares de Itaúna, com limitação de 40 km/h, poderiam ser de 60 km/h, conforme os críticos.