Sindicalistas do Metabase fazem ato em Itaúna
Quem passou pela Praça da Matriz, na manhã da terça-feira, 21, notou uma movimentação diferente, com algumas pessoas participando de manifestação realizada em frente ao edifício Benfica. Eram sindicalistas do Sindicato Metabase Inconfidentes, do setor de mineração, que atua nos municípios de Piracema e Desterro de Entre Rios, onde a J. Mendes Mineração opera uma de suas unidades.
A manifestação ocorreu após a empresa anunciar ajustes naquela unidade, o que culminará na demissão de trabalhadores e, também, com a transferência de outros para a unidade da empresa de Ouro Preto. Sobre a manifestação, o sindicalista Rafael Ávila afirmou que “precisamos de unidade na luta contra as demissões, bem como no mínimo uma indenização para os trabalhadores, em que o primeiro passo é uma manifestação”. Ninguém da empresa falou sobre o ato, que foi realizado de forma pacífica, porém de forma muito agressiva e fora dos padrões. Os sindicalistas, usando um microfone, direcionaram ataques à família controladora das empresas mineradoras com rotulações e palavras agressivas, o que não é convencional.
Outra observação da reportagem é que não foram observados o que determina a lei, que fala sobre manifestações próximas de prédios públicos, que determina 500 metros de distância para qualquer manifestação. O Sindicato fez a manifestação em frente à sede da Delegacia de Polícia da cidade e a menos de 500 metros do Fórum.