SION/nova vila mozart/morro do engenho

Moradores apontam muitos problemas nos bairros

SION/nova vila mozart/morro do engenho




O Bairro Sion é relativamente novo em Itaúna, vem se desenvolvendo rapidamente e, consequentemente, apresenta uma série de problemas que devem ser observados e corrigidos pela administração pública. Fica localizado ao lado da Nova Vila Mozart, entre a rodovia MG-431, o Rio São João e a linha férrea, sendo assim “contornado” pela citada rodovia e pela Avenida São João, dois corredores de tráfego itaunenses que acabam por criar um fator de isolamento daquele bairro, em relação à área mais antiga da cidade. É um local bonito, de ampla vista panorâmica e onde têm sido construídos prédios bem estruturados, abrigando população de renda média.

Os moradores do local notam algumas deficiências no serviço público do bairro e, em contato com a reportagem da FOLHA apontaram os principais problemas e que precisam ser corrigidos com urgência. Além do Bairro Sion, citaram problemas também do Morro do Engenho e da região, que acabam por atingir aquela comunidade e as vizinhas. A iluminação pública, na visão dos moradores, está deficiente, necessitando de uma revisão noturna para detectar os vários pontos falhos e fazer a correção, trocando lâmpadas queimadas e instalando em locais onde ainda não estão presentes.

A limpeza dos bueiros é um grave problema a merecer atenção das autoridades, apontam os moradores. O período chuvoso traz muita apreensão aos moradores, visto que são constantes os alagamentos e enchentes, devido ao entupimento dos bueiros, com areia, terra e lixo descartado de maneira irregular nas vias. O problema se amplia com o grande número de lotes vagos com muito mato e, consequentemente, sendo utilizados para descarte de lixo e, principalmente, entulho. Com isso, aumenta também o risco de Dengue e outras doenças.

Obras necessárias

Conforme os moradores, o bairro conta com grande área institucional, onde há muito mato e necessita de limpeza por parte da Prefeitura, visto que ainda deve demorar a construção de equipamentos como praça, escola, posto de saúde e outros benefícios, pois não há divulgação da realização destas obras em períodos próximos. O município precisa dar o exemplo, limpando a área pública para que possa cobrar dos proprietários de imóveis para providenciaram a limpeza necessária.  

A abertura da Avenida São João na extensão do bairro é outra necessidade, já que a citada via só tem a pista em uma margem do rio. Foram abertas passagens de acesso aos bairros Olímpio Moreira e ao Portal do Engenho, porém estão sem quaisquer pavimentações, iluminação, meio-fio, passeios... A regularização do acesso à MG-431, junto ao DER-MG, é necessidade urgente. Conforme os moradores, foi aberta uma passagem, porém sem qualquer estrutura urbana, funcionando de maneira clandestina.

Mais uma obra cobrada pelos moradores do bairro é a extensão do passeio nas margens do São João, ao longo da avenida de mesmo nome. Conforme os moradores, parte da região já está recebendo o benefício, porém o trecho do Bairro Sion ainda não foi atendido. A conclusão do trevo do Morro do Engenho, que dá acesso à região, precisa ser feita, com iluminação, paisagismo, sinalização e captação pluvial. Afirmam os moradores que o que está pronto no trevo não foi bem-feito, gerando uma série de outros problemas, como recapeamento quase que mensal do trecho. É preciso acabar, com obra de qualidade que evite as reformas constantes, como tem ocorrido. O trevo foi construído, porém tem aspecto de abandono, da maneira que está, afirmam. 

Outra obra que precisa ser concluída é a Avenida Gabriel da Silva Pereira. Alegam os moradores que a administração anterior afirmou que havia recurso em caixa para concluir a obra, porém, passados mais de seis anos, a obra está por terminar. E apontam uma “curiosidade”: quando o governador esteve no local para inaugurar o trevo, o local foi asfaltado rapidamente, mas a primeira chuva que caiu levou quase todo o asfalto embora. Com essas reclamações, os moradores cobram ação do poder público.