Situação da Barragem sob controle
Prefeitura divulga comunicado após postagens sensacionalistas sobre riscos de enchente

Nos últimos dias, especialmente no último final de semana e início desta semana, várias postagens nas redes sociais, inclusive, de políticos, alertavam para o risco de enchente no Rio São João, “após a água passar sobre a Barragem do Benfica”. Técnicos da Defesa Civil de Itaúna e do Corpo de Bombeiros Militar avaliaram a situação e divulgaram comunicado informando o que estava ocorrendo e quais as medidas foram e estão sendo tomadas para que quaisquer eventualidades possam ter ação efetiva do poder público.
Conforme o comunicado, devido às fortes chuvas observadas nos últimos dias, inclusive, na chamada “cabeceira do rio”, o que poderia provocar danos, foram realizadas visitas a áreas críticas e pontos de risco, nos dias 1º e 2 de fevereiro. O objetivo desse trabalho foi o de garantir a segurança da população e, também, esclarecer a situação. Foi apresentado um resumo destas ações, com as seguintes informações:
Em relação ao monitoramento de níveis da Barragem, a informação é de que “foi realizado monitoramento na régua de medição localizada na Avenida São João, número 6752. O nível registrado foi de 2,34 metros, o que demandou atenção das autoridades para eventuais riscos à segurança da população local”. Sobre risco de desmoronamento, a informação é de que o Corpo de Bombeiros foi acionado “para investigar risco de desmoronamento na Avenida Castro Alves, número 1.827, próximo à linha férrea. No local, foi identificado um risco iminente para os transeuntes. A área foi prontamente isolada para evitar maiores problemas. Além disso, foi reportado o dano ao passeio da Avenida Lenhita, número 1.782, entre os bairros Irmãos Auler e Leonane”.
Quanto à verificação na Barragem e sobre o nível das águas no Rio São João, a informação é de que foi realizada uma inspeção pessoal, quando foi verificado que “a régua da comporta da barragem havia subido apenas 10 cm entre o dia 1º e 2 de fevereiro”. Já sobre a situação do nível das águas no Rio São João, foi registrado que, “próximo à Praça de Esportes do Bairro de Lourdes, observou-se um aumento de cerca de 20 cm. Entretanto ainda falta uma elevação de aproximadamente 2 metros para que o nível do rio atinja a altura da rua, indicando que o risco imediato de alagamento não é iminente”.
Sobre as áreas de risco de alagamento
Ainda em relação à necessidade de intervenção em Áreas de Alagamento Potencial’, locais onde são comuns os casos de transbordamento de cursos d’água e acúmulo de águas pluviais, a informação é de que “as equipes da Defesa Civil estiveram atentas a pontos de alagamento, com um trabalho constante de avaliação para evitar danos à população e prejuízos materiais”. E conclui o comunicado que “a Defesa Civil e o CBMMG mantêm a vigilância e seguem monitorando os níveis dos rios e das barragens, destacando a importância de manter a população informada sobre os riscos em tempo real. O trabalho conjunto entre as autoridades e a população tem sido fundamental para garantir a segurança de todos durante o período de chuvas intensas”.