Solo encharcado e chuva exigem atenção
Com a previsão de muita chuva, os riscos aumentam e a população deve ficar atenta a sinais de desmoronamento, quedas e alagamentos neste período. O serviço de Defesa Civil da Prefeitura de Itaúna divulgou, recentemente, uma relação de medidas a serem observadas pela população neste período. São medidas que as pessoas podem ter, que evitam uma possível tragédia.
Evitar áreas de inundação; não trafegar por pistas inundadas – de carro e/ou a pé, ou com quaisquer outros meios, como bicicletas e motos; pare seu veículo e se abrigue em situação de chuva forte; evite se aproximar de cabos elétricos molhados e, principalmente, partidos ou arrebentados; não fique em áreas abertas; não fique em alto de morros ou no topo de prédios, durante tempestades; nem se abrigue embaixo de árvores.
Também devem ser observados cuidados com os imóveis, como limpar calhas e telhados; observar possíveis rachaduras e trincas, se estão aumentando; remover galhos secos em árvores próximas de residências, para que eles não caiam e provoquem danos; observar possíveis movimentações de terras e barrancos próximos de suas casas; limpar quintais e manter livre as áreas de escoamento de chuvas.
Nas ruas, é essencial não colocar lixo para ser recolhido fora do horário e dia de recolhimento; não deixar lixo na rua, na calçada e próximo aos bueiros e áreas de escoamento; não estacionar veículos em áreas inundáveis. E, sob quaisquer sinais de riscos, entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 199, 37-3241-8158 e 37-98401-8973; ou ainda com o Corpo de Bombeiros Militar, pelo telefone 193.