Tropical passa à final do Mineiro Sub-12
Mais uma marca alcançada pelos meninos do projeto “Tropical, Fazendo Campeões no Futsal!”, promovido pelo Tropical Tênis Clube. Desde o ano de 2013 que os meninos do projeto vêm se destacando no cenário desportivo mineiro, com várias conquistas. E foi desta proposta que surgiram os craques John Kennedy, que joga pelo Fluminense do Rio de Janeiro, equipe de futebol da Divisão A do Brasileirão; e João Vitor, que é destaque do Cruzeiro Futsal. A última façanha do Tropical Tênis Clube foi classificar a equipe do Sub-12 para a final do Mineiro.
O time dos meninos do Tropical conseguiu a classificação para a final do Campeonato Mineiro Sub-12, após vencer o Olympico Club, pelo placar de 2 a 1 e, depois, golear o Sesc Araxá, pelo placar de 5 a 2, na rodada semifinal, disputada no último final de semana. “É uma alegria viver este momento aqui no Tropical, de levar o Sub-12 à final do Mineiro e ao grupo das quatro melhores equipes do estado. O orgulho de representar o Tropical e a cidade de Itaúna é muito grande. Agradeço, primeiramente, a Deus, a entrega dos meninos, que desde o começo do ano abraçaram o projeto e estão se desenvolvendo e evoluindo (temos essa campanha incrível para comprovar), e à nossa comissão técnica, porque no Tropical fazemos tudo em conjunto. Agora é continuar trabalhando, focados, deixando os meninos tranquilos para chegar nessa final e tentar trazer grandes resultados para o Tropical e para Itaúna”, afirmou o técnico da categoria, Fernando Cesar.
O campeonato é organizado pela Federação Mineira de Futsal e reúne clubes, associações e prefeituras de Minas Gerais com as melhores colocações nos campeonatos oficiais. Até o final da produção desta matéria, não tinha sido divulgada a data da realização da partida final que vai definir o campeão de 2024.
Acumulando conquistas
O projeto “Tropical, Fazendo Campeões no Futsal!” funciona com sete das edições anuais apoiadas pela Lei de Incentivo ao Esporte, sendo que soma mais de uma década de histórias, no total. Até o momento, mais de 400 atletas já passaram pelo projeto, dentre eles os citados John Kennedy e João Vítor, além de inúmeros outros craques que buscam oportunidades no mundo desportivo nacional.
As equipes do projeto têm participado das edições do Campeonato Mineiro, nas várias categorias, desde 2013, com exceção dos anos impactados pela pandemia. E já coleciona uma série de conquistas: em 2013, foi campeão do 1º Turno do Campeonato Metropolitano – Sub-11, vice-campeão do 2º Turno do Metropolitano – Sub-11, vice-campeão do Metropolitano Sub-11, teve o artilheiro do Metropolitano Sub11, que foi o John Kennedy, campeão do Mineiro Sub-11, quando John Kennedy também foi o artilheiro; em 2014, foi vice-campeão do 1º Turno do Campeonato Metropolitano Sub-11; em 2015, vice-campeão do Metropolitano Sub-13, quando John Kennedy foi o vice-artilheiro, e a equipe ainda foi a terceira colocada no Campeonato Mineiro Sub-13.
Em 2016, o Tropical TC foi vice-campeão do 1º Turno do Metropolitano Sub-11, vice-campeão do 2º Turno do Metropolitano Sub-11, 3º colocado no Campeonato Metropolitano Sub-11 com o João Vitor Alves sendo o vice-artilheiro, e 3º no Campeonato Mineiro Sub-11. Em 2017, foi 3º no Campeonato Metropolitano Sub13, campeão do 1º Turno do Metropolitano Sub-15, vice-campeão do 2º Turno do Metropolitano Sub-15, e campeão do Metropolitano Sub-15. Em 2018, conquistou a vice artilharia no Metropolitano Sub-13, com Gabriel Rabelo, foi vice-campeão do 2º Turno do Metropolitano Sub-15, e vice-artilheiro do Metropolitano Sub-15, com Marcos Kayck.
No ano de 2019, foi campeão do 1º Turno do Metropolitano Sub17, vice-campeão do 2º Turno do Metropolitano Sub-17, campeão do Metropolitano Sub-17, e 3º do Campeonato Mineiro Sub-17. Em 2022, campeão do 2º Turno do Metropolitano Sub-11, fez os artilheiros do Metropolitano Sub-11 (Fred Rodrigues) e Metropolitano Sub-12 (Rhaul Soares), foi campeão do 2º Turno do Metropolitano Sub-13, vice-campeão do Metropolitano Sub-13, vice-artilheiro do Metropolitano Sub-13 (Diego Henrique Bittaraes), artilheiro do Metropolitano Sub-15 (Arnaldo Mitre), 3º no Campeonato Mineiro Sub-11, e vice-artilheiro Campeonato Mineiro Sub-11 (Fred Rodrigues).
Nos dois últimos anos, conquistou o terceiro lugar no Metropolitano Sub-11; e os vice-campeonatos em 2024, no Metropolitano Sub-11 e Metropolitano Sub-13. E já tem garantido, pelo menos, o vice-campeonato no Mineiro, na categoria Sub-12. São muitas conquistas a serem comemoradas a cada ano.