UI tem nota 3 no ENADE

O Ministério da Educação (MEC) tornou público o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade, que foi aplicado em 2023 para 9.812 cursos de 1.347 instituições. Naquele ano, os cursos avaliados foram das áreas de bacharelados de ciências agrárias, ciências da saúde e engenharias. E a avaliação dos cursos da Universidade de Itaúna, que teve sete faculdades incluídas na avaliação, foi de índice regular. Uma faculdade conseguiu conceito satisfatório, conforme as regras do MEC, e outra teve conceito insatisfatório. As cinco faculdades restantes tiveram o mesmo conceito, considerado regular.
As notas das faculdades da Universidade de Itaúna foram as seguintes: Medicina, 3; Engenharia Civil, 3; Arquitetura e Urbanismo, 3; Engenharia Mecânica, 3; e Odontologia, 3. A melhor avaliação ficou com a faculdade de Fisioterapia, que alcançou a nota 4. Por outro lado, o curso de Enfermagem foi considerado no conceito insatisfatório, com nota 2.
O exame é obrigatório aos alunos do último ano dos cursos de graduação e a prova compõe o sistema de avaliação e regulação do ensino superior. O Enade mede os aspectos da formação geral e específica dos estudantes. Também os cursos e as faculdades são avaliados separadamente. Os cursos são avaliados pelo Conceito Preliminar de Curso – CPC; e as faculdades, pelo Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição - IGC.
O IGC é o resultado da avaliação das instituições e corresponde à média das notas do CPC e dos conceitos Capes dos cursos de programas referentes à pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso. As notas vão de 1 a 5, sendo que conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios, 3 é regular e 4 e 5 são satisfatórios. (Com informações de https://iclnoticias.com.br/)