Uma jiboia de cerca de 2 metros foi capturada

O Horto Municipal, onde o animal foi encontrado, é próximo de área residencial e o fato serve de alerta a cuidados que devem ser tomados

Uma jiboia de cerca de  2 metros foi capturada
Foto: Divulgação/CBM/2 Pel. BM

Uma cobra da espécie jiboia, medindo cerca de 1,80m, conforme informações do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Itaúna, foi capturada no Horto Municipal, localizado no Bairro Morro do Engenho. A captura, realizada pelos militares dos Bombeiros, aconteceu na tarde da terça-feira, dia 7 de janeiro. Após a captura, a cobra foi solta em uma mata, longe da área urbana. 

O período do verão, quando a temperatura sobe e ocorrem pancadas de chuvas, favorece o surgimento de animais, como foi o caso da serpente no Horto Municipal. Destaca-se que o Horto é localizado em área próxima de residências e isso pode trazer transtornos para a comunidade e até mesmo provocar acidentes, apesar de a jiboia não ser animal peçonhento. 

É necessário que medidas sejam tomadas para manter a limpeza dos quintais, já que os ambientes quentes e úmidos favorecem o surgimento destes animais e, também, de insetos, que são a base alimentar de várias espécies. Além disso, é uma tarefa que contribui ainda para o combate à dengue. Portanto manter os locais limpos, evitando acúmulo de objetos; usar calçados e luvas para as atividades rurais e de jardinagem; tomar cuidados preventivos por exemplo, ao vestir calçados e roupas que estiveram mais tempo em um ambiente; são medidas que evitam problemas. 

E é necessário também estar ciente de que, ao deparar com um animal como esse, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, que os militares desta corporação têm as técnicas e treinamentos necessários para lidar com a situação. Não maltrate, nem tente a captura, acione os Bombeiros.