Usiminas abre as portas para a comunidade do seu entorno

Usiminas abre as portas para a comunidade do seu entorno
foto: Usiminas

São muitas as pessoas que passam pela rodovia MG-431 e ao longe avistam a operação da mina de minério da Usiminas, na conhecida “serra do minério”, que corta a região. Ali, centenas de trabalhadores atuam na produção de milhões de toneladas de minério de ferro a cada ano. E o resultado destas operações pode ser sentido nas muitas iniciativas da comunidade e ações do poder público, patrocinadas pela empresa, além, é claro, da representação econômica, em todos os sentidos, que a empresa tem nas cidades do entorno. Mas, mais que isso, é sempre bom saber como é realizado esse trabalho, como atuam as pessoas que diariamente exercem suas funções naquela mina. E é o que a Mineração Usiminas proporciona a grupos de visitantes, como aconteceu no sábado, 12, com o projeto da empresa “Histórias da Mineração”.

Um grupo de visitantes das cidades de Itaúna, Itatiaiuçu, Igarapé e Mateus Leme pôde conhecer os detalhes do dia a dia da mineradora e, ainda, saber um pouco mais sobre a história da mineração. Realizado pela Ação Educativa do Instituto Usiminas, o projeto tem patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  E nele “a personagem Flora Manga, interpretada pela atriz Raquel Vieira, acompanhou os visitantes e os guiou para várias áreas da mina, apresentando a história do minério de ferro”, como informou a assessoria da empresa. 

Wander Pawlowski Queiroz, geólogo da Mineração Usiminas, participou da visita e disse que ficou feliz com a oportunidade de levar a família para conhecer seu local de trabalho. “Queria muito que eles conhecessem mais sobre o que eu faço. Trazê-los para ver de perto tudo que eu sempre conto foi uma experiência incrível. Eu também conheci detalhes de processos que não conhecia. Foi único e inesquecível”, disse. A economista Mônica Moreira Rocha, casada com Wander, também falou sobre a visita: “Foi instrutiva e divertida, uma oportunidade excelente para entendermos melhor como funciona a mineração. Vimos aonde fica a mina, o beneficiamento... foi muito interessante”. 

Completou a assessoria da Minerações Usiminas que essa iniciativa reforça a atuação social da empresa em prol de fortalecer a memória e as histórias do patrimônio local, reafirmando ainda o compromisso e cuidado com o meio ambiente. “Esse projeto nos permite abrir as portas da empresa para que a comunidade possa se familiarizar com a mineração, uma vocação histórica do nosso estado. Por meio dessa iniciativa, também buscamos promover horas agradáveis para todas as idades, aliando sustentabilidade e cultura”, afirmou Mariana Menezes, produtora executiva do Instituto Usiminas.