Van da ViaSul com portas amarradas

Van da ViaSul com  portas amarradas
Foto: Imagens enviadas por leitores à FOLHA

Na tarde da quinta-feira, dia 30, cidadãos flagraram uma van da empresa ViaSul, responsável pelo transporte público da cidade, trafegando pelas vias centrais com as portas traseiras amarradas com um cabo de fiação elétrica. A van, que parecia prestar serviços ao Programa Conduz, responsável pelo transporte de portadores de deficiência do município, seguia pela Rua Coronel João de Cerqueira Lima, vindo da região do Padre Eustáquio/Irmãos Auler, dentre outros bairros. Quando o veículo passava sobre alguma saliência, era possível notar as portas se entreabrindo e sendo contidas pelo cabo de fiação elétrica.

O caso pode caracterizar infração de trânsito, punível, inclusive, com remoção do veículo e aplicação de multas. Cidadãos questionam o fato de o setor de Trânsito da Prefeitura permitir que o veículo trafegue nestas condições, assim como a Polícia Militar, também responsável pela fiscalização do trânsito, conforme convênio firmado com o Município. “Mais um absurdo praticado por esta empresa, que zomba dos itaunenses, prestando um péssimo serviço e ainda tendo a coragem de pedir aumento da passagem da ordem de 20%, isso depois de pedir repasse de subsídio”, desabafou um cidadão que concluiu: “Essa empresa e o tratamento que ela recebe por parte da Prefeitura já viraram um caso de polícia!”.

Na manhã de ontem, sexta-feira, dia 31 de março, a assessoria de comunicação da Prefeitura enviou à redação texto comunicando que acionou a empresa responsável pelo transporte urbano da cidade, pedindo a retirada da van de circulação, após a denúncia publicada pela FOLHA. Veja integra: “A Gerência Superior de Trânsito entrou em contato com a empresa ViaSul para solicitar a retirada imediata de circulação do veículo que apresentava falha no fechamento da porta traseira. A empresa atendeu à solicitação e informou que o veículo retornará à operação somente após o reparo do problema e a aprovação na fiscalização do setor de trânsito, que verificará as condições de funcionamento das portas e todos os demais detalhes necessários para garantir a plena segurança de seus usuários”.