Vereadora denuncia estado de calamidade da Biblioteca Pública de Itaúna

Mais de 25 mil livros largados à ação do tempo. Secretário aponta culpa de empresa “que não cumpre prazos e determinações”

Vereadora denuncia estado de calamidade da Biblioteca Pública de Itaúna
Márcia Cristina apanha livro no chão, em visita à biblioteca. Foto: Gabinete MC/Divulgação
Vereadora denuncia estado de calamidade da Biblioteca Pública de Itaúna
Vereadora denuncia estado de calamidade da Biblioteca Pública de Itaúna
Vereadora denuncia estado de calamidade da Biblioteca Pública de Itaúna


A vereadora Márcia Cristina (Patriota), denunciou na reunião da Câmara Municipal de Itaúna, desta terça-feira, 17 de outubro, o estado de calamidade em que se encontra a Biblioteca Pública Municipal “Engenheiro Osmário Soares Nogueira”. Conforme a vereadora, os cerca de 25 mil exemplares de livros, além de outros objetos constantes do acervo da biblioteca, estão em estado de abandono, expostos ao tempo, sob risco de deterioração.

Ainda segundo Márcia Cristina, o mofo, poeira e falta de cuidados já decretou a destruição de alguns exemplares, que na sua opinião não terão mais como serem recuperados.

Disse a vereadora que ela foi convidada a ir ao local devido a uma movimentação incomum que estaria ocorrendo ali. Chegando à biblioteca, encontrou funcionários da Prefeitura, sem quaisquer equipamentos de proteção, como máscaras e luvas, fazendo o encaixotamento de livros que eram superficialmente limpos com um pano, antes de serem embalados.

Disse que o risco à saúde dos servidores que executavam a tarefa de retirar os livros do local seria um outro problema, além é claro da destruição de um patrimônio cultural, histórico e educacional da população itaunense. Cobrou responsabilidades sobre os prejuízos causados ao acervo da biblioteca e, ainda, os riscos à saúde dos servidores que manuseavam os objetos, em meio a muita poeira, mofo e todo tipo de sujeira putrefata existente no local.

Márcia Cristina informou ainda que o secretário da Cultura, Ilimane Lopes (Joe), entrou em contato com ela para informar que a empresa responsável pela obra de manutenção do prédio seria a responsável pela situação e que já havia notificado a firma em cinco oportunidades, sobre os problemas existentes.

A vereadora, porém, questionou que a reforma que está sendo realizada no local teve início em março deste ano e que somente após sete meses do início da obra e depois de cinco notificações não atendidas é que estava sendo tomada uma providência. Informou que já havia feito os registros necessários e que faria uma denúncia junto ao Ministério Público (MP), para que os responsáveis sejam chamados a responder pelo problema.

Nesval informa a criação de Comissão Especial para apurar o caso

O presidente da Câmara, Nesval Júnior, tão logo a vereadora encerrou a sua fala, disse que a denúncia da vereadora era muito grave e que estava, naquele momento, determinando a constituição de uma Comissão Especial da Câmara, para apurar os fatos. Informou ainda que gostaria de fazer parte da referida comissão, mas que não poderia, por ocupar o cargo de presidente da Mesa Diretora e fez o convite à vereadora denunciante, Márcia Cristina, e aos vereadores Léo da Rádio, Edênia Alcântara, Antônio Da Lua e Antônio de Miranda (Toizinho) para atuar na comissão.

Em seguida o vereador Léo da Rádio, que é líder do prefeito, reforçou a informação de que o secretário de Cultura, Joe, apontou o fato de que notificou a empresa responsável pela obra de reforma da biblioteca, por cinco vezes, devido aos problemas e que, até então, nada havia sido feito, motivo pelo qual teria mandado recolher os livros naquele local, como a vereadora Márcia Cristina denunciou.

Edênia pede demissão do secretário de Cultura

Na sua fala, na mesma reunião, a vereadora Edênia Alcântara, que foi indicada para participar da Comissão Especial que vai apurar as denúncias, fez várias outras críticas ao setor de Cultura e fez uma cobrança: a indicação de um novo secretário para a pasta, visto que o setor, como disse a vereadora, não tem demonstrado o trabalho que a população itaunense espera.

Na edição de sábado, da FOLHA, veja a matéria completa sobre a denúncia da vereadora.