Visitante: Tamanduá-bandeira passeando pela cidade

Visitante: Tamanduá-bandeira passeando pela cidade
Divulgação Redes sociais

Na manhã desta sexta-feira, 7 de fevereiro, populares foram surpreendidos com um tamanduá-bandeira passeando pela cidade. 

Ele foi visto entre os bairros Padre Eustáquio e Irmãos Auler, próximo ao posto de gasolina. No vídeo, ele atravessa a rua calmamente, chamando a atenção de quem passava por lá.

A reportagem apurou com especialistas que a espécie vive em todos os biomas brasileiros e, pelas imagens, trata-se de um indivíduo adulto. O animal desta espécie vive cerca de 25 anos, quando na natureza.

Ocupação urbana em área de matas

Este animal, possivelmente, vive nas matas da região da Barragem e a ocupação urbana crescente, naquela região pode, sim, ser uma das causas do seu aparecimento em áreas urbanas. 

Conforme tem sido registrado com mais constância, animais selvagens têm sido avistados em regiões urbanas, como o caso de onças, cobras e outros bichos. A região de mata, onde estes animais vivem, vai sendo ocupada e, com isso, eles não têm alternativa a não ser vir para a cidade. No caso, o habitat deles é invadido, eles são expulsos e acabam por chegar às áreas urbanas.

No caso específico do tamanduá, é sabido que o seu alimento é de formigas, cupins, encontradas em grande quantidade nas matas. Com o desmatamento e a transformação das áreas em pasto, lavoura, ou mesmo para a construção de moradias, o alimento escasseia e os animais são expulsos para a cidade.

Como lidar

Ao avistar um animal como este tamanduá, a primeira medida a ser tomada é comunicar ao Corpo de Bombeiros ou à Polícia Ambiental. Os profissionais destas corporações têm o conhecimento técnico para lidar com os animais e fazer a captura, assim como a destinação correta para o habitat das espécies.

Nunca tente se aproximar, tocar, ou alimentar estes animais, até porque eles não têm o costume do contato com o ser humano e podem se tornar agressivos. Ligue 192 ou 190 e comunique o fato às autoridades.